CONTINUANDO AS ETAPAS
DO
PROJETO DE
APRENDIZAGEM
Refletindo sobre o
desenvolvimento dos Projetos de Aprendizagem, tarefa proposta pela interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação, as etapas que
estamos percorrendo com os alunos, no meu caso, os da 3ª série do Ensino
Fundamental , consolida nossos estudos de que
o trabalho com projetos oportuniza uma percepção global da realidade.
Cada vez mais estas experiências pedagógicas nos instrumentalizam a contribuir
com a autonomia dos alunos, acompanhando a pesquisa de informações e a sua transformação
em conhecimentos significativos.
Da questão de investigação à
identificação tanto das dúvidas temporárias quanto das certezas provisórias, os
alunos vêm diversificando suas ações e nossa caminhada tem sido muito rica.
Estamos na etapa da construção do Mapa Conceitual com as descobertas dos grupos
envolvendo questões sobre saúde e higiene.
Ao mesmo tempo, com este
trabalho, percebemos a escola aberta às relações sociais. Quando a criança
busca elementos de sua realidade e os articula com os elementos da escola,
inclui os professores nestas interações e caracteriza uma interdisciplinaridade
natural e autêntica. Nas palavras de Porto; Porto (2012):
O processo e o
produto do projeto propiciam as interações entre os alunos, tornando-se
propriedade do grupo do grupo que dele participa e sendo incorporados às
vivências da turma. Durante o desenrolar
de um projeto, a cumplicidade de propósitos entre os alunos e o
professor faz com que o ambiente de trabalho se torne mais enriquecedor, pois
cada um passa a contribuir com suas aptidões. (PORTO; PORTO, 2012, p. 42).
Esta cumplicidade de propósitos
entre os alunos acaba surgindo espontaneamente, desde que o professor faça
intervenções para manter o contexto da aprendizagem e incentive os alunos a
falar sobre suas descobertas. Continuaremos, então, nesta caminhada, procurando
planejar procedimentos que favoreçam a prática dos projetos como estratégia de
ensino.
REFERÊNCIAS:
PORTO, Lízia; PORTO, Amélia.
Ensinar ciências da natureza por meio de
projetos. Belo Horizonte: Rona,
2012.
Olá Janaina!
ResponderExcluirQue bom que o projeto está tendo sucesso.
Att,
Att,
Tutora Rocheli