ORGANIZANDO O PENSAMENTO
Aprender
matemática é descoberta, que deve estar acompanhada da alegria do saber. A
construção dos conceitos matemáticos nas séries iniciais não pode se dar de
forma mecânica. Neste processo, aluno precisa construir o significado do
número, de quantidade e fazer relações de forma concreta para que a
aprendizagem se efetive, sem pressões pra não tornar a matemática na vida deste
aluno um “peso” que ele irá carregar em toda sua trajetória escolar.
As
crianças são capazes de construir o pensamento lógico matemático de forma real,
quando são desafiadas. Organizar, classificar, quantificar, seriar etc., são processos
que a criança realiza intuitivamente, o qual precisam ser lapidados e
direcionados pelo professor. Ao mesmo
tempo, é necessário identificar no aluno o nível de sua construção para que sua
aprendizagem evolua através de atividades direcionadas como situações problema
onde o aluno utiliza seu pensamento lógico.
Na
interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática, foi possível aplicar
nos alunos conceitos estudados e ter a oportunidade, enquanto professor, de
participar e reconhecer a construção destes conceitos nos alunos. Outra
atividade que desenvolvi, usando o mesmo conteúdo, agora na interdisciplina Representação
do Mundo pelas Ciências Naturais, foi para verificar o conceito de classificação.
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Aluna separando por cores |
A aluna com o qual realizei a atividade tem 7 anos e está na segunda série.
Em um primeiro momento, coloquei sobre a mesa prendedores de diversos formatos e cores. Pedi que ela os organizasse da forma que quisesse. A primeira atitude da aluna foi separar pelas cores.
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Aluna formando grupos com prendedores variados |
Questionei se poderia ser separado de outra forma, ela então separou por quantidade, dividindo os prendedores em grupos iguais pelo número, misturando cores e tamanhos.
Assim, oferecer ao aluno atividades de classificação é fundamental para o amplo crescimento da criança, pois estimula o desenvolvimento do pensamento lógico. Na atividade acima, foi possível desencadear a construção do conceito de critério e de como usá-lo para separar grupos (classificação). Com atividades de classificação, o aluno observa e identifica critérios para a formação de grupos, inclusão de classes, culminando na classificação hierárquica. As atividades devem estar de acordo com a faixa etária da criança e o que ela está apta a aprender no momento.
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