![]() |
Projeto e Conhecimento A Pedagogia de Projetos é um caminho de construção coletiva, de experimentação, descobertas que conduzem professor e aluno à reconstrução do conhecimento através de ações reais e significativas. No curso de Pedagogia várias oportunidades de trabalho com a Pedagogia de Projetos foram propostas, o que me levou a refletir em um Portfólio de Aprendizagem sobre a importância deste método no cotidiano da sala de aula.
Na postagem Trabalhar
com Projetos, de 2017, refleti sobre a introdução desta metodologia
no currículo escolar e como precisamos nos preparar para dar suporte aos alunos
e saber conduzi-los por este caminho. Relendo hoje esta escrita, percebo o
quanto esta metodologia de trabalho enriqueceu minha prática. Ao longo do
curso, desenvolver projetos permeados de estudos e de leituras e informações,
oportunizou que eu pudesse desenvolver um trabalho que fosse de caráter
mediador, com intenções pedagógicas reais e que valorizassem a participação do
aluno.
A partir desta ideia, onde o
aluno é o alicerce do trabalho com projetos, é que devemos desenvolver ideias
que favoreçam a autoria e a autonomia dos educandos onde o processo de aprender
e ensinar aconteça naturalmente e que seja de responsabilidade de ambos. Nas
palavras de Leite(2000):
Aprende-se
participando, vivenciando sentimentos, tomando atitudes diante dos fatos,
escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos. Ensina-se não só
pelas respostas dadas, mas principalmente pelas experiências proporcionadas,
pelos problemas criados, pela ação desencadeada. (LEITE, 2000).
Então, podemos
entender que a aprendizagem é algo que necessita de esforço e dedicação e que
por vários caminhos ela pode acontecer. A Pedagogia de Projetos é um destes
caminhos, ao tornar a aprendizagem prazerosa e eficiente, onde a descoberta de
significados para as ações estabelecidas valida o processo percorrido pelo
aluno e pelo professor, tornando a aprendizagem um processo tanto de certezas quanto
de dúvidas, o que evidencia o Projeto de Aprendizagem.
REFERÊNCIAS:
LEITE, Lucia Helena Alvarez; MENDEZ, Verônica. Os Projetos de Trabalho: Um
espaço para viver a diversidade e a democracia na escola. Revista de Educação,
Porto Alegre: Projeto, ano 3, n.4, p.25-29, jan./jun. 2000.
|
sábado, 6 de abril de 2019
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário