sábado, 6 de abril de 2019

Projeto e Conhecimento

A Pedagogia de Projetos é um caminho de construção coletiva, de experimentação, descobertas que conduzem professor e aluno à reconstrução do conhecimento através de ações reais e significativas. No curso de Pedagogia várias oportunidades de trabalho com a Pedagogia de Projetos foram propostas, o que me levou a refletir em um Portfólio de Aprendizagem sobre a importância deste método no cotidiano da sala de aula.

Na postagem Trabalhar com Projetos, de 2017, refleti sobre a introdução desta metodologia no currículo escolar e como precisamos nos preparar para dar suporte aos alunos e saber conduzi-los por este caminho. Relendo hoje esta escrita, percebo o quanto esta metodologia de trabalho enriqueceu minha prática. Ao longo do curso, desenvolver projetos permeados de estudos e de leituras e informações, oportunizou que eu pudesse desenvolver um trabalho que fosse de caráter mediador, com intenções pedagógicas reais e que valorizassem a participação do aluno.

A partir desta ideia, onde o aluno é o alicerce do trabalho com projetos, é que devemos desenvolver ideias que favoreçam a autoria e a autonomia dos educandos onde o processo de aprender e ensinar aconteça naturalmente e que seja de responsabilidade de ambos. Nas palavras de Leite(2000):

Aprende-se participando, vivenciando sentimentos, tomando atitudes diante dos fatos, escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos. Ensina-se não só pelas respostas dadas, mas principalmente pelas experiências proporcionadas, pelos problemas criados, pela ação desencadeada. (LEITE, 2000).

Então, podemos entender que a aprendizagem é algo que necessita de esforço e dedicação e que por vários caminhos ela pode acontecer. A Pedagogia de Projetos é um destes caminhos, ao tornar a aprendizagem prazerosa e eficiente, onde a descoberta de significados para as ações estabelecidas valida o processo percorrido pelo aluno e pelo professor, tornando a aprendizagem um processo tanto de certezas quanto de dúvidas, o que evidencia o Projeto de Aprendizagem.

REFERÊNCIAS:

LEITE, Lucia Helena Alvarez; MENDEZ, Verônica. Os Projetos de Trabalho: Um espaço para viver a diversidade e a democracia na escola. Revista de Educação, Porto Alegre: Projeto, ano 3, n.4, p.25-29, jan./jun. 2000. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário