sábado, 9 de junho de 2018



Na educação, podemos seguir vários caminhos para entender como nossos alunos aprendem. Por isso é importante que sejamos conhecedores dos teóricos que estudaram a psicogênese do indivíduo, como Henri Wallon. Nas palavras de Galvão (1995, p.12):

A fecundidade das contribuições da psicologia genética de Wallon para a educação deve-se à perspectiva global pela qual enfoca o desenvolvimento infantil, mas também a atitude teórica que adota. [...] Contrário a qualquer simplificação, enfrenta a complexidade do real, procurando compreendê-la e explicá-la por uma perspectiva dinâmica, multifacetada e extremamente original. (GALVÃO, 1995, p.12)

Nos estudos de Wallon encontramos uma proposta de acompanhar o desenvolvimento intelectual do indivíduo dentro de uma cultura mais humanizada, colocando todos os elementos deste desenvolvimento no mesmo plano. Sendo assim, na teoria da psicogênese walloniana, a pessoa é vista em sua totalidade enquanto ser biológico afetivo, social e intelectual, sendo sempre parte integrante do meio em que está inserida, compondo processos de socialização.

Nesta proposta dialética, o desenvolvimento da criança acontece em sintonia com o meio, aumentando possibilidades de aprendizagens contrapondo-se às verdades absolutas que caracterizam a pedagogia tradicional.

Trazendo esta interpretação para a escola, na concepção de Wallon para o desenvolvimento da criança integrada, faz-se necessário que o processo de aprendizagem seja dialético. Desta forma, os professores oportunizarão as  condições de aprendizagem que estimulem seus alunos e que abram canais de comunicação entre eles. Com reformulações constantes, o desenvolvimento vai evoluindo nas interações da criança com seu meio, de forma contextualizada a partir das suas emoções que circulam pela escola.

REFERÊNCIAS:

GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.


Nenhum comentário:

Postar um comentário