TGD na Escola
A educação inclusiva, hoje,
faz parte do nosso cotidiano escolar e não pode e nem deve ser ignorada, para
que seja garantido o direito de todos a uma educação de qualidade. Dentre o
público alvo dos alunos de educação especial estão os alunos portadores do
Transtorno Global de Desenvolvimento. Segundo Paula Nadal (2011):
Os Transtornos
Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais
recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida.
Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim
como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades. Os TGD englobam os
diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de
Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.(NADAL, 2011).
No ambiente escolar, o aluno
com TGD precisa de abordagens que se canalizem para desenvolver a competência
social da criança, independente de qual seja sua especificidade. Neste
processo, a escola é muito importante, pois é um espaço rico para o
desenvolvimento das potencialidades do aluno, assim como vale ressaltar que o
processo de inclusão beneficia tanto o aluno quanto a escola. É através da
construção das habilidades sociais que o aluno constrói seu conhecimento e,
nesta caminhada, a função do professor é fundamental.
Falando em professor, ele pode
em colaboração com colegas e demais setores da escola, estabelecer estratégias
pedagógicas para que o aluno evolua em seu comportamento, em sua linguagem e
nas interações sociais. Para a criança com Transtorno Global de
Desenvolvimento, a interação com os colegas, muitas vezes, tem mais sucesso que
a intervenção de um adulto, provocando uma ação transformadora sobre o aluno.
Com minha experiência
profissional, percebi que cada aluno é único e que não existe um método que se
aplique a todos. Na escola em que trabalho, na função de vice-diretora, meu
contato é maior com as famílias. Assim tento montar uma rede de apoio, com a
escuta da família, para que a professora possa ter condições de observar melhor
e compreender as especificidades do aluno de inclusão(TGD). Portanto, toda escola necessita trabalhar em
conjunto para fazer adequações pedagógicas e tornar o espaço escolar acessível
para todos.
REFERÊNCIAS:
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