sexta-feira, 3 de novembro de 2017

DIVERSIDADE DE GÊNERO NA ESCOLA

Hoje, muitos questionamentos sugerem o aprofundamento das reflexões de sexualidade e gênero na escola. Quando falamos em gênero, estamos nos referindo ao aspecto social, aos comportamentos e relações que são construídos socialmente. É a forma como nos enxergamos, nos identificamos, em um processo de autoconhecimento, incluindo sentimentos, emoções, intuição, criatividade, entre outros.

O ambiente escolar precisa favorecer um diálogo aberto sobre o assunto, a fim de desmistificar quaisquer preconceitos e diminuir tabus e distorções, para assim ser convertido em aprendizado. Nas palavras de Carrara (2009,p.14):

[...} a escola precisa estar sempre preparada para apresentar não uma verdade absoluta, mas sim uma reflexão que possibilite aos alunos e às alunas compreenderem as implicações éticas e políticas de diferentes posições sobre o tema e construírem sua própria opinião nesse debate. A ideia de que educação não é doutrinação talvez valha aqui mais do que em qualquer outro campo, pois estaremos lidando com valores sociais muito arraigados e fundamentais.(CARRARA, 2009,p.14)

Como na escola o processo de socialização se dá entre meninos e meninas, a abordagem das relações de gênero precisa considerar que existem outras formas de expressão da sexualidade, e que a forma de cada um expressá-la é única. É preciso, então, dar sentido ao processo de desenvolvimento individual do aluno, promovendo vínculos de identificação entre as pessoas, possibilitando interações positivas e aprendizagens significativas. De acordo com Carrara (2009,p.33):

Espera-se, portanto, que uma prática educativa de enfrentamento das desigualdades e valorização da diversidade vá além, seja capaz de promover diálogos, a convivência e o engajamento na promoção da igualdade. (CARRARA, 2009,p.33)

Portanto, com olhar humanizado, o professor em seu convívio diário com os alunos, precisa desenvolver uma escuta neutra para, a partir das dúvidas e questionamentos, trazer respostas para a compreensão de conceitos, ideias, mitos, tabus, entre outros. Assim, a compreensão da diversidade que se manifesta nas relações sociais, analisadas pela dimensão da sexualidade e gênero é a base para superar preconceitos e práticas discriminatórias.


REFERÊNCIAS:

CARRARA, Sérgio. Educação, Diferença, Diversidade e Desigualdade. In:Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em Gênero, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de conteúdo. Versão 2009. – Rio de Janeiro : CEPESC; Brasília : SPM, 2009.

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