quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Falando de Inclusão...

A escola é um local de transformação e conhecimento e deve estar preparada para proporcionar ao aluno um ambiente inclusivo. A partir daí surge a questão: Quem será incluído? Na verdade todos que fazem parte do ambiente escolar precisam ser incluídos, pertencer a um grupo e ter seu espaço garantido.
Cada aluno é um mundo, com sua individualidade e suas peculiaridades, onde a forma de aprender é uma delas. Aprender requer envolvimento e dedicação tanto dos aprendizes quanto dos ensinantes. Porém o professor precisa identificar que tipo de apoio e orientação o aluno precisa, criar caminhos alternativos se for necessário, oportunizando ao aluno condições e ferramentas adequadas para construir aprendizagens significativas. Contudo o professor também tem suas necessidades e precisa de uma orientação formal, trabalhar em equipe, poder questionar e demonstrar suas angústias, estar ciente das políticas públicas que apoiam e sinalizam seu trabalho.
Desta forma, a escola precisa estar preparada em todos os âmbitos para ser inclusiva de verdade, com um currículo forte e que contemple a todos. Segundo Valdez (2014, p.19):

Desenvolver culturas inclusivas supõe a criação de uma comunidade escolar segura, acolhedora, colaborativa e estimulante, em que cada um seja valorizado como o fundamento primordial, de modo que todos os alunos obtenham ganhos maiores. Supõe desenvolver valores inclusivos, compartilhados por todos os professores, alunos e famílias, de maneira que sejam transmitidos a todos os novos membros da comunidade escolar. (VALDEZ, 2014, p.19)

Portanto, inclusão real e efetiva requer práticas inclusivas que façam parte do dia a dia da escola, envolvendo a todos os membros da comunidade escolar. Estas práticas precisam refletir a cultura do respeito à diversidade e das experiências e aprendizagens prévias de cada um, fortalecendo a identidade do aluno como protagonista de sua aprendizagem. Também deve refletir um projeto de ensino que tenha como objetivo fortalecer a ideia de que todos são diferentes, ou seja as diferenças e as necessidades de cada aluno precisam ser respeitadas.



REFERÊNCIAS:

VALDEZ, Daniel. É preciso desenvolver culturas inclusivas. Revista Pátio. Porto Alegre, Ano VI, nº 22, p. 18-21, 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário