ESTUDAR
Iniciar mais uma etapa de estudos, sempre nos leva a pensar o porque de estarmos ali. Porque encaramos dificuldades, falta de tempo, reorganização da rotina etc. No final das dúvidas vem sempre a certeza: a vocação de ser professor.
Ser professor requer muito estudo e dedicação. Estudar faz parte da rotina do professor que tem como objetivo construir com seu aluno um caminho de aprendizado e pesquisa, que perpassa pela descoberta da importância do estudo. É importante que o professor esteja capacitado para ligar com as diferentes formas de construir a aprendizagem em sala de aula. Portanto, a atividade da docência precisa se basear em uma ação reflexiva e de estudo. Sobre o ofício de ensinante, Freire (1997) fala:
Esta
atividade exige que sua preparação, sua capacitação, sua formação se tornem
processos permanentes. Sua experiência docente, se bem percebida e bem vivida,
vai deixando claro que ele requer formação permanente do ensinante. Formação
que se funda na análise crítica de sua prática. Partamos
da experiência de aprender, de conhecer, por parte de quem se prepara para a
tarefa docente, que envolve necessariamente estudar. (FREIRE, 1997)
Desta forma, estudar, se preparar sempre, além de auxiliar no dia a dia da sala de aula, nos desafios que o Professor enfrenta, qualifica o seu trabalho, agregando a sua carreira profissional mais identidade e valorização.
Assim, o professor que se qualifica, procurando estar sempre a frente de seu tempo, tem condições de refletir sobre sua prática profissional e ressignificá-la se necessário para se adaptar às mudanças constantes no campo educacional da nossa sociedade, fazendo de sua prática uma ferramenta de transformação, que oportunize aos alunos uma reflexão crítica do mundo, desenvolvendo habilidades capazes de compreender e solucionar problemas de seu cotidiano.
Referências:
Freire, Paulo. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo, 1997. Editora Olho d´água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário