Outras Linguagens no Processo de Alfabetização
A
criança ao estabelecer forma de interação com o outro e com objetos ela está explorando outras linguagens no processo
de alfabetização.
Através destas
interações é que a criança compreende ideias, sentimentos e organiza seu
pensamento. No ambiente alfabetizador, o desenho, a brincadeira, a pintura, o
movimento, etc. , são algumas formas de linguagens possíveis de se explorar
para que a criança construa novos significados e símbolos. Tudo isto irá orientar
os comportamentos que ela irá desenvolver, seus sentimentos, construções e
interações com o outro, estabelecendo o seu estar no mundo. Este processo de
construção da linguagem é dinâmico, a todo momento, sendo influenciado pelo
meio em que a criança está inserida e pelo compartilhamento de informações que
acontece naturalmente neste processo.
Portanto, as
interações com a palavra, a corporeidade, a arte, as expressões culturais e
infinitas outras ações, dão a base para
a criança explorar e decifrar um mundo de significados no meio em que vive.
Olá Janaína,
ResponderExcluirPara deixar tua postagem mais qualificada poderia falar sobre as referencias bibliográficas que te levaram a realizar essa reflexão. Esses estudos influenciaram na tua prática?
Att,
Rocheli