quinta-feira, 12 de novembro de 2015


Outras Linguagens no Processo  de Alfabetização

A criança ao estabelecer forma de interação com o outro e com objetos ela  está explorando outras linguagens no processo de alfabetização.
                       
  Através destas interações é que a criança compreende ideias, sentimentos e organiza seu pensamento. No ambiente alfabetizador, o desenho, a brincadeira, a pintura, o movimento, etc. , são algumas formas de linguagens possíveis de se explorar para que a criança construa novos significados e símbolos. Tudo isto irá orientar os comportamentos que ela irá desenvolver, seus sentimentos, construções e interações com o outro, estabelecendo o seu estar no mundo. Este processo de construção da linguagem é dinâmico, a todo momento, sendo influenciado pelo meio em que a criança está inserida e pelo compartilhamento de informações que acontece naturalmente neste processo.

Portanto, as interações com a palavra, a corporeidade, a arte, as expressões culturais e infinitas outras ações,  dão a base para a criança explorar e decifrar um mundo de significados no meio em que vive.


Um comentário:

  1. Olá Janaína,
    Para deixar tua postagem mais qualificada poderia falar sobre as referencias bibliográficas que te levaram a realizar essa reflexão. Esses estudos influenciaram na tua prática?
    Att,
    Rocheli

    ResponderExcluir