quarta-feira, 18 de novembro de 2015



Criança e Adulto, todos cidadãos

Podemos aprender com as crianças, dando voz a elas. As crianças são vistas como seres inacabados, incompletos com potencial que só se completará quando ficarem adultas.
Quando as crianças forem realmente enxergadas como essencialmente são, participaremos do seu mundo rico de ideias e mantendo uma convivência inspiradora.
A diferença entre adultos e crianças foi estudada e discutida ao longo dos séculos, onde as características de criança, como fragilidade física e moral, geraram atitudes de isolamento e ignorância.
Quando a infância deixou de ser vista como o “tempo de passagem”, mas como parte da estrutura de sociedade, no final do século XX, um novo olhar foi direcionado a esta etapa. A criança começou a ser ouvida, e questões que afetam seu desenvolvimento e seus direitos, começaram a ser discutidas pela sociedade e pela escola.
A escola é o elo da criança com o seu saber no mundo. A escola precisa reconhecer na criança um cidadão, membro de um grupo, com ideias que precisam ser ouvidas, consideradas e questionadas.

Então, o que afinal podemos aprender com as crianças? Podemos aprender a caminhar juntos, valorizar as pequenas descobertas, e o valor vital do tempo.

Um comentário:

  1. Olá Janaína,
    Senti falta da bibliografia que influencio na escrita do teu texto.
    Att,
    Rocheli

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