Minhas vivências com
alfabetização
Minha formação é em matemática, trabalho
em sala de aula atualmente com turmas de EJA com média de idade de 17 anos, no
turno da noite. Nos turnos manhã e tarde como trabalho no setor administrativo,
substituo com frequência os professores ausentes inclusive os das séries
iniciais. Portanto, posso dizer que trabalho com alunos de 6 a 14 anos. Como
meu trabalho é esporádico com as turmas, não é possível fazer um
acompanhamento, mas aproveito minhas experiências e impressões para discutir
com os professores titulares das turmas as intervenções que fiz e
possibilidades a serem trabalhadas.
Algumas situações me inquietam no processo
de alfabetização, que é o principal passo na
vida escolar de uma criança, a
incapacidade que sinto frente a situações que muitas vezes não dependem das
nossas ações. Percebemos que as dificuldades de aprendizagem que alguns alunos
apresentam são em grande parte do seu contexto de vida, do meio em que vivem.
Podemos minimizá-las, mas não resolvê-las. Como acompanho muitos alunos no
decorrer dos anos que trabalho na mesma escola, percebo que a situação do seu
contexto familiar vai acompanhá-lo na sua vida escolar e de certa forma dificultar
seu pleno desenvolvimento. Gostaria de encontrar formas de oportunizar aos
alunos experiências práticas para contribuir realmente na superação de suas
dificuldades de compreensão e comunicação que são tão necessárias no
mundo atual.
Olá Janaína,
ResponderExcluirInfelizmente não temos como dar conta de todas as dificuldades, o importante é não desistir e oportunizar aquilo que está a nosso alcance que sempre será muito significativo para os alunos.
Att,
Rocheli