quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Mídia : bombardeando as infâncias

No dia  a dia das crianças elas são expostas a mensagens nos diversos veículos de comunicação, que chegam a ser um bombardeio de informações, imagens maravilhosas de encantamento e um mundo de possibilidades, com uma linguagem de autoridade  como se a criança devesse consumir  o que lhe é mostrado para satisfazer suas necessidades.
            Anúncios como de produtos que tiram a criança da apatia, como se o consumo do produto fosse o suficiente para ter estímulo e energia. Outro exemplo é a imensa exposição dos personagens da Disney “As princesas” em todos os veículos de comunicação, assim como em materiais escolares, revistas, livros de pintura etc. A imagem das princesas leva a criança a pensar que a vida é um conto de fadas, que são inatingíveis e que  a felicidade plena é possível.
            Não é possível proibir a vinculação dos anúncios, mas cabe a família discutir este assunto com as crianças mostrando que a felicidade e a satisfação não estão vinculadas a compra de um brinquedo, um produto anunciado com uma situação de extrema felicidade. Não podemos criar uma criança em uma redoma, mas é preciso prepará-la para fazer boas escolhas.

A  família, a escola e a sociedade em geral precisam debater este assunto com  informações, pesquisas, estudos que orientem o caminho a seguir desenvolvendo nas crianças o senso crítico, para tornarem-se adolescentes e adultos conscientes...

Um comentário: