Mídia : bombardeando as infâncias
No dia a dia das crianças elas
são expostas a mensagens nos diversos veículos de comunicação, que chegam a ser
um bombardeio de informações, imagens maravilhosas de encantamento e um mundo
de possibilidades, com uma linguagem de autoridade como se a criança
devesse consumir o que lhe é mostrado para satisfazer suas necessidades.
Anúncios como de produtos que tiram a criança da apatia, como se o consumo do
produto fosse o suficiente para ter estímulo e energia. Outro exemplo é a
imensa exposição dos personagens da Disney “As princesas” em todos os veículos
de comunicação, assim como em materiais escolares, revistas, livros de pintura
etc. A imagem das princesas leva a criança a pensar que a vida é um conto de
fadas, que são inatingíveis e que a felicidade plena é possível.
Não é possível proibir a vinculação dos anúncios, mas cabe a família discutir
este assunto com as crianças mostrando que a felicidade e a satisfação não
estão vinculadas a compra de um brinquedo, um produto anunciado com uma
situação de extrema felicidade. Não podemos criar uma criança em uma redoma,
mas é preciso prepará-la para fazer boas escolhas.
A
família, a escola e a sociedade em geral precisam debater este assunto
com informações, pesquisas, estudos que
orientem o caminho a seguir desenvolvendo nas crianças o senso crítico, para
tornarem-se adolescentes e adultos conscientes...
Olá Janaína,
ResponderExcluirMuito boa tua postagem.
Att,
Rocheli