sábado, 14 de julho de 2018



Aprendizagem e ludicidade

O processo educacional hoje necessita de um entrelaçamento das atividades lúdicas com as atividades formais para que o processo de ensinar e aprender se estabeleça de forma prazerosa.

A ludicidade favorece uma aprendizagem significativa, onde o educador pode encontrar uma forma de aproximar a teoria da prática, proporcionando aos alunos caminhos onde as dificuldades são possíveis de serem superadas, com atividades que desenvolvam suas potencialidades. Nas palavras de Santos (1999, p.115):

O brincar está cada vez mais utilizado na educação construindo-se numa peça importantíssima nos domínios da inteligência, na evolução do pensamento e de todas as funções superiores, transformando-se num meio viável para a construção do conhecimento. (SANTOS, 1999, p.115).

Quando trabalhamos em sala de aula com atividades lúdicas, estamos proporcionando aos alunos uma forma de estabelecer relações sociais e enfrentar situações de frustação com desafios lógicos e pedagógicos. Portanto, neste interim, o professor é o mediador do processo, tendo um papel de pensar no coletivo, articulando ações lúdicas que ressignificam as aprendizagens e os papeis de cada sujeito na educação.


REFERÊNCIAS:

SANTOS, Marli Pires dos. Brinquedo e Infância. Petrópolis: Vozes, 1999.


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