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Literatura na Escola |
Hoje existe uma carência
cultural nos estudantes. Eles não leem mais, ou leem qualquer coisa, muitas
vezes não sabendo o que ler ou o que devem ler. Cabe à escola desenvolver a
habilidade no aluno de ler e entender o que está escrito, pois a vivência literária
pode incentivar o hábito de ler literatura como uma experiência de prazer a que
todos temos direito.
A prática da leitura está
diretamente ligada à instrução, e a escola como primeira instância a
desenvolver esta instrução através da alfabetização, tem papel principal no
incentivo da prática da leitura literária, que proporcionará ao aluno,
experiências estéticas, lúdicas e reflexivas.
A formação do leitor depende
ainda de sua vivência de mundo e estudo prévio, que juntamente com o ensinar e
aprender oferecido pela escola, culminarão na ampliação do repertório do aluno,
desenvolvendo com o livro uma relação de identificação e troca. Nas palavras de
Gregorin Filho (2009):
“No
mundo contemporâneo, permeado de tecnologias e relações virtuais com a sociedade,
é importante que a criança possa conhecer as relações de afeto com o objeto
livro e, além dessas, com os textos que ele veicula.”(GREGORIN FILHO, 2009,
P.52)
Sendo assim, o aluno precisa
desenvolver com o livro, construções positivas, valorizando seu conteúdo. Aquele
sentimento de estranheza com relação ao livro precisa ser desconstruído,
oferecendo acesso em qualquer hora e em qualquer lugar. Dar ao aluno a
oportunidade de tocar, folhear, e reconhecer no livro algo que desperte sua
curiosidade. Portanto, a leitura é um veículo não só informações, mas de um
universo de significados construídos a partir da identidade de cada um.
REFERÊNCIAS:
GREGORIN FILHO, José
Nicolau.Literatura Infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São
Paulo: Editora Melhoramentos, 2009
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