QUALIFICANDO POSTAGENS
Como primeira tarefa do Seminário Integrador III, selecionei uma postagem anterior do meu blog que considero qualificada em termos de argumentação. Foi postada em 19/10/15.
Freud e a Educação
Os estudos de Freud do inconsciente humano abriu um campo desconhecido para análise, baseando-se na premissa de que não se pode dissociar o estudo do corpo , do estudo da mente.
Aplicando os conhecimentos de Freud na educação foi possível formular interpretações do efeito dos processos educacionais sobre a personalidade em formação dos novos indivíduos. Por mais que os processos de aprendizagem sejam padronizados, cada criança tem uma resposta individualizada a partir dos estímulos dados ao seu inconsciente.
As emoções passaram a ter um papel fundamental como um dos principais elementos que influenciam a aprendizagem da criança. É importante que o Educador seja psicanaliticamente orientado, para que encaminhe seu aluno na busca do equilíbrio entre o prazer individual( prazer sexual) e as necessidades sociais. O educador precisa interagir com estes alunos, de forma que a repressão e a punição não interfiram no processo de desenvolvimento do educando. Freud trouxe também para a educação a necessidade de se estabelecer com o aluno relações de “transparência”, onde o aluno se sinta seguro para questionar, falar e desenvolver sua aprendizagem.
Nesta postagem procurei identificar a importância dos estudos de Sigmund Freud e da psicanálise nos processos educacionais de hoje. Os argumentos foram representando as ideias das relações entre educadores e alunos, reafirmando a realidade da aprendizagem e estabelecendo uma lógica de pensamentos. A imagem traz uma citação de Freud, com sua própria identificação da fonte.
Abaixo, reproduzo uma outra postagem (de 19/07/15), onde poderia acrescentar informações para qualificar seu conteúdo.
Corporeidade na Escola
Atividades para desenvolvimento da expressão corporal - 2ª série |
Uma das mais importantes interações do ser humano é feita através da linguagem, tanto corporal como falada. Vivenciar a corporeidade inclui percepção do ambiente, sentindo e vivenciando todo universo de possibilidades que a relação do eu com o outro torna concreta.
A consciência corporal se desenvolve nas crianças aos poucos, ações que eram feitas por reflexo se tornam conscientes, surgindo assim a linguagem e as funções cognitivas que juntamente com toda estrutura corporal se relaciona com o mundo, construindo redes de relações dando suporte para a aprendizagem.
A partir de uma reformulação com mais argumentos, incluindo uma citação que confirma as ideias do texto, a postagem ficou com um teor mais explicativo e convincente sobre o tema tratado. Acrescentei também uma conclusão para alinhar as ideias.
Novo texto:
CORPOREIDADE NA ESCOLA
Uma das mais importantes interações do ser humano é feita através da linguagem, tanto corporal quanto falada. Vivenciar a corporeidade inclui percepção do ambiente, sentindo e vivenciando todo universo de possibilidades que a relação do eu com o outro torna concreta.
A escola, por ser um espaço social de aprendizagem, estabelece nas relações inúmeras experiências de comunicação em que o corpo é um canal receptivo para estas aprendizagens.
A consciência corporal se desenvolve nas crianças aos poucos, onde ações que eram feitas por reflexo se tornam conscientes, surgindo assim a linguagem e as funções cognitivas que juntamente com toda estrutura corporal,constroem relações de suporte para a aprendizagem.
O ser humano deve ser visto como um todo, onde suas aprendizagens acontecem em corporeidade. A interação entre corpo e mente se faz a todo momento em que nos relacionamos com o meio. O que nos faz acreditar que a aprendizagem passa por sensações envolvendo corpo e ambiente, numa complexidade de formas que fogem da dualidade corpo e mente. Conforme Gonçalves (2005, p. 44): "A questão da corporeidade ultrapassa a análise de uma única disciplina para situar-se como trama disciplinar necessitando múltiplas disciplinas interagindo."
Desta forma, é possível perceber o quanto na escola é fundamental valorizar a conscientização corporal, onde as ações orientadas do professor oportunizam ao aluno construir seus próprios significados de movimento e de linguagem.
REFERÊNCIAS:
Corporeidade: Uma complexa trama transdisciplinar. In
GONÇALVES; C.J.S. Corporeidade. Revisão do Conceito. Tese de Doutorado. UNIMEP.
2005.
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