CAMINHOS DO PROFESSOR
Ao início de mais um ano letivo, novos desafios se apresentam em nossa vida de professor. É hora de retomar nossos antigos sonhos e rever a razão de ter escolhido esta profissão. A partir daí, nossos momentos difíceis serão amparados por estas memórias, nos reconfortando para que a vida siga em frente.
A jornada que começa será de altos e baixos, mas nosso caminho precisará ser feliz para que nossa escolha profissional tenha sentido. Esta escolha precisa estar alicerçada em apoio e valorização profissional, onde quem precisa também valorizar a profissão é o próprio educador. Não é possível esperar pelos outros quando o que pode ser mudado depende de nossa postura e atitudes. Uma postura derrotada e submissa não é uma forma inteligente de encarar o problema porque só servirá para gastar energia e passar uma imagem de desânimo e frustração.
Nossos alunos merecem mais daquele que se propõe a conduzi-los pelos caminhos do conhecimento, uma trajetória que precisa ser embasada pela confiança e preparo.
Estar capacitado para construir com os alunos uma aprendizagem significativa requer que o professor tenha condições de trabalhar a si mesmo, estabelecendo parcerias, construindo redes de informações para não se sentir isolado em suas angústias. Através de sua fala, de seus depoimentos, o professor será exemplo de que pretende buscar com isso os melhores caminhos para levar sua mensagem.
“A responsabilidade do professor, de que às vezes não nos damos conta, é sempre grande. A natureza mesma de sua prática eminentemente formadora, sublinha a maneira como realiza. Sua presença na sala é de tal maneira exemplar que nenhum professor ou professora escapa ao juízo que dele ou dela fazem os alunos.” (FREIRE, 1996, p.27)
Então, ser professor não é apenas exercer uma profissão, permeia ideias, atitudes, desejos e sobretudo esperança na formação de um ser humano digno e capaz de se solidarizar com seus semelhantes.
REFERÊNCIAS:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
REFERÊNCIAS:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.