Interdisciplinas e
Interdisciplinaridade: um caminho convergente.
Existe um diálogo entre
as interdisciplinas. É possível reconhecer neste movimento o
objetivo de ampliar os conhecimentos do nosso objeto de estudo, que
é a educação.
Esta nova realidade nos
faz repensar nossa prática, reconhecendo nas relações
interdisciplinares a base para um ensino e aprendizagem criativo,
que busque levar o aluno a conhecer o mundo e a si mesmo, dando
subsídios para que ele possa agir de forma consciente e
responsável.
Nas interdisciplinas do
PEAD, estabelecemos relações que nos fazem mergulhar em um mundo de
reflexões, que muitas vezes nos levam a questionamentos que não
faríamos em outros tempos. Reconhecer nossa realidade nem sempre é
fácil, repensar nossa prática, ter maior coerência com nossas
novas aprendizagem e construir diferentes estratégias pedagógicas
deverão ser consequência natural ao longo desta caminhada,
procurando tornar os conteúdos que trabalhamos mais significativos,
para que o aluno possa associá-los em sua “leitura do mundo”.
Desta forma, o ensino
interdisciplinar em qualquer modalidade de ensino, permite ao
aluno perceber que existe uma estreita ligação de dependência
entre os conteúdos e sua relação com o meio e as ideias
construídas. A partir daí, é possível promover a compreensão
das relações entre tempos e espaços.
Trata-se de um texto bem escrito e coeso. O conteúdo do qual ela tratou foi o da interdisciplinaridade.
ResponderExcluirOs argumentos usados foram de que em nosso curso, o PEAD, os conteúdos se completam e se entrelaçam a todo o momento. O objetivo da interdisciplinaridade é o de ampliar os conhecimentos sobre educação.
Que este tipo de aprendizagem nos proporciona conhecer o mundo e a nós mesmos, e sermos criativos. Além disso, nos leva a sermos mais reflexivos e a fazer questionamentos que não faríamos em outros tempos.
A colega fez uma conclusão, que vem a ser um ótimo fechamento sobre tudo o que foi tratado acima, ou seja, que a interdisciplinaridade, faz com que o aluno perceba que há uma ligação de dependência entre os conteúdos e sua relação com o meio e as ideias construídas.