sábado, 12 de dezembro de 2015


Uma educação pública integral de qualidade ainda é um sonho. Mas sua busca incentiva educadores a promoverem mudanças e mobilizar a comunidade para abraçar esta causa. A trajetória da educação brasileira ao longo da história nos mostra que a sociedade quer mudança, apesar de muitas vezes não se reconhecerem como parte integrante destas transformações. As pessoas buscam qualidade de vida, porém não traduzem essa necessidade em atitudes que contribuem para alcançá-la. 
Somente com educação um povo poderá exercer seus direitos, desenvolver seu pensamento crítico e criar as soluções para minimizar o problemas sociais.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Interdisciplinas e Interdisciplinaridade: um caminho convergente.

Na prática pedagógica, a interdisciplinaridade expressa a diversidade de relações, de interpretações, de vivências e de conhecimentos humanos. Este conceito é desenvolvido nas Interdisciplinas do PEAD, onde os conteúdos se completam e se entrelaçam a todo momento.
Existe um diálogo entre as interdisciplinas. É possível reconhecer neste movimento o objetivo de ampliar os conhecimentos do nosso objeto de estudo, que é a educação.
Esta nova realidade nos faz repensar nossa prática, reconhecendo nas relações interdisciplinares a base para um ensino e aprendizagem criativo, que busque levar o aluno a conhecer o mundo e a si mesmo, dando subsídios para que ele possa agir de forma consciente e responsável.
Nas interdisciplinas do PEAD, estabelecemos relações que nos fazem mergulhar em um mundo de reflexões, que muitas vezes nos levam a questionamentos que não faríamos em outros tempos. Reconhecer nossa realidade nem sempre é fácil, repensar nossa prática, ter maior coerência com nossas novas aprendizagem e construir diferentes estratégias pedagógicas deverão ser consequência natural ao longo desta caminhada, procurando tornar os conteúdos que trabalhamos mais significativos, para que o aluno possa associá-los em sua “leitura do mundo”.
Desta forma, o ensino interdisciplinar em qualquer modalidade de ensino, permite ao aluno perceber que existe uma estreita ligação de dependência entre os conteúdos e sua relação com o meio e as ideias construídas. A partir daí, é possível promover a compreensão das relações entre tempos e espaços.