Freud e a Educação
Os estudos de Freud do inconsciente
humano abriu um campo desconhecido para análise, baseando-se na
premissa de que não se pode dissociar o estudo do corpo , do estudo da mente.
Aplicando os conhecimentos de Freud na
educação foi possível formular interpretações do efeito dos
processos educacionais sobre a personalidade em formação dos novos indivíduos.
Por mais que os processos de aprendizagem sejam padronizados, cada criança tem
uma resposta individualizada a partir dos estímulos dados ao seu inconsciente.
As emoções passaram a ter um
papel fundamental como um dos principais elementos que influenciam a
aprendizagem da criança. É importante que o Educador seja psicanaliticamente
orientado, para que encaminhe seu aluno na busca do equilíbrio entre o prazer
individual( prazer sexual) e as necessidades sociais. O educador precisa
interagir com estes alunos, de forma que a repressão e a punição não interfiram
no processo de desenvolvimento do educando. Freud trouxe também para a
educação a necessidade de se estabelecer com o aluno relações de
“transparência”, onde o aluno se sinta seguro para questionar, falar e
desenvolver sua aprendizagem.
Olá Janaína,
ResponderExcluirMuito boa tua reflexão. Senti falta das referencias textuais que te influenciaram na escrita do texto.
Att,
Rocheli