segunda-feira, 19 de outubro de 2015



Freud e a Educação 


Os estudos de Freud  do inconsciente humano  abriu um campo desconhecido para análise, baseando-se  na premissa de que não se pode dissociar o estudo do corpo , do estudo da mente.
Aplicando os conhecimentos de Freud na educação  foi possível formular interpretações  do efeito dos processos educacionais sobre a personalidade em formação dos novos indivíduos. Por mais que os processos de aprendizagem sejam padronizados, cada criança tem uma resposta individualizada a partir dos estímulos dados ao seu inconsciente.

         As emoções   passaram a ter um papel fundamental como um dos principais elementos que influenciam a aprendizagem da criança. É importante que o Educador seja psicanaliticamente orientado, para que encaminhe seu aluno na busca do equilíbrio entre o prazer individual( prazer sexual) e as necessidades sociais. O educador precisa interagir com estes alunos, de forma que a repressão e a punição não interfiram no processo de desenvolvimento do educando. Freud  trouxe também para a educação a necessidade de se estabelecer com o aluno  relações de “transparência”, onde o aluno se sinta seguro para questionar, falar e desenvolver sua aprendizagem.

Um comentário:

  1. Olá Janaína,
    Muito boa tua reflexão. Senti falta das referencias textuais que te influenciaram na escrita do texto.
    Att,
    Rocheli

    ResponderExcluir