domingo, 19 de julho de 2015



Organizando o tempo

Um grande desafio, com certeza, é organizar o nosso tempo. Mas como estabelecer prioridades e me dedicar ao que realmente é importante.
Neste semestre a primeira dificuldade que encontrei foi me organizar dentro do pouco  tempo que achava que tinha. Construindo a tabela de organização do tempo na interdisciplina do Seminário Integrador foi possível visualizar momentos em que poderia me dedicar aos estudos e parar de encontrar desculpas para não fazê-lo.

Ainda tenho dificuldades, mas estou aprendendo a ter foco, estabelecendo os objetivos que quero atingir.

Corporeidade na Escola

Atividades  para desenvolvimento da expressão corporal - 2ª série
Uma das mais importantes interações do ser humano é feita através da linguagem, tanto corporal como falada. Vivenciar a corporeidade inclui percepção do ambiente, sentindo e vivenciando todo universo de possibilidades que a relação do eu com o outro torna concreta.
A consciência corporal se desenvolve nas crianças aos poucos, ações que eram feitas por reflexo se tornam conscientes, surgindo assim a linguagem e as funções cognitivas que juntamente com toda estrutura corporal se relaciona com o mundo, construindo redes de relações dando suporte para a aprendizagem. 

sexta-feira, 17 de julho de 2015



Ensinamentos de um Mestre



                       Acredito que a   relação entre o ensinar e aprender é a base para se estabelecer um  diálogo educativo, onde professor e aluno aprendem e ensinam.
                Na dinâmica do ensinar, tanto o Professor quanto o aluno precisam estar abertos a mudanças, estabelecendo uma relação de respeito e solidariedade dentro e fora da sala de aula. O desafio e o gosto pelo aprender deve  ser construído no dia a dia, estimulado pelo professor, que organiza um ambiente fecundo para que ocorra esta construção, de forma a interagir no conhecimento  estabelecendo pontes de saber entre as disciplinas.

                Ser professor é ser um eterno aprendente, com alegria, estimulando a reflexão, os questionamentos e dando oportunidade aos alunos de fazerem parte deste processo; é perceber que a  aprendizagem desestrutura, desacomoda para construir novas  relações no sistema ensino e aprendizagem.

quarta-feira, 15 de julho de 2015






Construção do Portfólio de Aprendizagem

Com o desafio do portfólio, pude aprimorar minhas habilidades com novas vivências e possibilidades de crescimento profissional. Na busca de uma prática de qualidade, encontrei nos enfoques dados pelas interdisciplinas do curso, caminhos para construir meus relatos e  um espaço de reflexão dentro de minha profissão.
É necessário que tenhamos um espaço para estimular questionamentos e registros de etapas de observação e de trabalho, onde podemos expor nossas ideias e elaborar uma  avaliação dinâmica do seu  desenvolvimento.

                                    

terça-feira, 14 de julho de 2015





Apresentação Workshop : Noite de Emoção e Aprendizado


Workshop de Apresentação foi a finalização de uma etapa de  desafios que realizei neste semestre, construí novos significados na minha aprendizagem e evolui como profissional, percebi que quanto mais se reflete sobre a realidade mais nos tornamos conscientes das intervenções que precisamos ter para mudá-la.
Nossos encontros e estudos foram marcados por momentos de insegurança e de questionamento, mas também pela autonomia que se efetivou com o respeito dado a nossas ideias e ideais.
Agradeço a todos que contribuíram com a minha evolução profissional e pessoal, aos Professores  e tutoras, em especial a Professora Cíntia e a Tutora Gi pelo apoio neste dia muito especial, onde aprendi muito com minhas colegas que compartilharam suas experiências com o grupo. 

sábado, 4 de julho de 2015


Crescendo com a diversidade

Trabalhar com a diversidade na escola é um desafio,  principalmente porque a escola reflete a sua comunidade escolar, e nela encontramos várias culturas. Em nossa escola, no ano de 2014 realizamos o Projeto Diversidades onde foi trabalhado as diversas etnias que colonizaram nosso país, sua cultura, adaptação e contribuição na realidade brasileira e sua evolução ao longo do tempo.
O objetivo deste trabalho foi mostrar a importância de cada povo, sua identidade, realizar a troca de experiências para promover o enriquecimento cultural de cada um. Também foi, ressignificar a  aprendizagem, fazendo com que os alunos se sintam personagens de sua construção, fazendo parte de um todo, de uma sociedade que os respeita e de uma comunidade que tem seu valor cultural e regional.

Fotos  "Projeto Diversidades" 
Cultura Africana
Cultura Indígena